SIMULADO GERAL - MODELO | |||
1) | NO CASO DE UMA HEMORRAGIA NASAL, QUAL ATITUDE A SER TOMADA? | ||
A) | OFEREÇA-LHE BASTANTE LIQUIDO; | ||
B) | COLOQUE UM PANO OU TOALHA COM GELO SOBRE O NARIZ; | ||
C) | DESOBSTRUA AS FACES NASAIS COM ALGODÃO; | ||
D) | VIRE DE COSTAS O ACIDENTADO COLOCANDO-O DEITADO SOBRE O CHÃO; | ||
E) | VIRE-O DE PONTA CABEÇA, COMPRIMINDO A CABEÇA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
2) | QUAL O NOME DA PLACA I-19 (S-10)? | ||
A) | OBRIGATÓRIO USO DE TRIÂNGULO; | ||
B) | ÁREA DE CAMPISMO; | ||
C) | ACAMPAMENTO INDIGENA; | ||
D) | PROIBIDO ACAMPAR; | ||
E) | ÁREA INDIGENA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
3) | QUANDO O MOTORISTA PERCEBE QUE PODERÁ HAVER UM CHOQUE DE SEU | ||
VEÍCULO COM O DA FRENTE, QUAL A MELHOR ATITUDE A SER TOMADA? | |||
A) | DESVIE DO VEÍCULO, PARE BRUSCAMENTE E BUZINE; | ||
B) | BUZINE E DEIXE ACONTECER; | ||
C) | MUDE DE DIREÇÃO E PARE BRUSCAMENTE; | ||
D) | PARE BRUSCAMENTE E BUZINE; | ||
E) | PISE NO FREIO AOS POUCOS PARA EVITAR DERRAPAGENS, CONTROLANDO A VELOCIDADE | ||
DO VEÍCULO E A DISTÂNCIA COM O DA FRENTE. | |||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
4) | O CONDUTOR, AO PERCEBER QUE SERÁ ULTRAPASSADO, DEVE: | ||
A) | MANTER OU REDUZIR A VELOCIDADE FACILITANDO A ULTRAPASSAGEM; | ||
B) | PARAR O VEÍCULO E PERMITIR A ULTRAPASSAGEM; | ||
C) | IR PARA O ACOSTAMENTO OU CALÇADA, FACILITANDO A ULTRAPASSAGEM; | ||
D) | AUMENTAR A VELOCIDADE | ||
E) | IMPEDIR A ULTRAPASSAGEM. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
5) | AO DIRIGIR COM CHUVA, PARA MAIOR SEGURANÇA, DEVEMOS MANTER: | ||
A) | OS FAROÍS DESLIGADOS; | ||
B) | FAROÍS BAIXOS ACESSOS; | ||
C) | FAROÍS DE NEBLINA E DE MILHA ACESSOS; | ||
D) | FAROÍS ALTOS ACESSOS; | ||
E) | LUZES DE POSIÇÃO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
6) | QUAL O NOME DA PLACA R-8? | ||
A) | PROIBIDO PASSAR PELA ESQUERDA; | ||
B) | PROIBIDO VIRAR À DIREITA; | ||
C) | PROIBIDO MUDAR DE FAIXA DE TRÂNSITO; | ||
D) | PERMITIDO DESLOCAR-SE PARA A DIREITA; | ||
E) | PROIBIDO ULTRAPASSAR PELA DIREITA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
7) | VÍTIMA COM HEMORRAGIA NOS PULMÕES CARACTERIZA-SE POR: | ||
A) | UMA FORTE CRISE LABIRINTITE; | ||
B) | UMA FORTE DOR NA NUCA; | ||
C) | GOLFADAS DE SANGUE QUE SAEM PELOS OUVIDOS; | ||
D) | GOLFADAS DE SANGUE QUE SAEM PELA BOCA, APÓS UM ACESSO DE TOSSE; | ||
E) | GOLFADAS DE SANGUE QUE SAEM PELO NARIZ, APÓS UM SOLUÇO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
8) | EM CASO DE FRATURA FECHADA É CORRETO AFIRMAR: | ||
A) | OSSO QUEBRADO NÃO APARECE NA SUPERFICIE E A PELE NÃO FOI PERFURADA; | ||
B) | OSSO QUEBRADO PERFURA A PELE; | ||
C) | OSSO QUEBRADO NÃO APARECE, MAS A PELE É SUTURADA; | ||
D) | O SOCORRISTA DEVERÁ MOVIMENTAR A ACIDENTADO; | ||
E) | O SOCORRISTA NÃO DEVE TOMAR DENHUMA ATITUDE. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
9) | NO C.T.B., ART. 180 (PANI SECA) – INFRAÇÃO MÉDIA. QUAIS AS | ||
PROVIDÊNCIAS A SER TOMADA: | |||
A) | CARREGUE COMBUSTÍVEL EXTRA NO PORTA-MALAS; | ||
B) | COMPRE SEMPRE CARRO MAIS ECONÔMICOS QUE CONSOMEM MENOS COMBUSTÍVEIS; | ||
C) | EM CASO DE VIAGEM CONSULTE COM ANTECEDÊNCIA UM MAPA RODOVIÁRIO, SAIBA QUAL | ||
CAPACIDADE DO TANQUE, CALCULE AS DISTÂNCIAS E ABASTECENDO COM MARGEM DE SOBRA; | |||
D) | É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ NÃO CONHECA BEM O ROTEIRO QUE VAI PERCORRER | ||
PARA EVITAR PERDA DE TEMPO EM ABASTECER; | |||
E) | CASO DE VIAGEM LONGA, ABASTEÇA SEU VEÍCULO A CADA QUINZE MINUTOS DE VIAGEM. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
10) | PARA QUE OS CILINDROS REALIZEM O CICLO DE FUNCIONAMENTO, COM | ||
UM TEMPO DE CADA VEZ, NECESSITAM: | |||
A) | DAS VELAS QUE FECHAM A CÂMARA DE COMBUSTÃO; | ||
B) | DA QUEIMA DO ÓLEO NOS CILINDROS; | ||
C) | DA BATERIA QUE FORNECE A ENERGIA MECÂNICA; | ||
D) | DAS VÁLVULAS DE ADMISSÃO E ESCAPAMENTO; | ||
E) | DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA E CARBURADOR. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
11) | DEVEMOS VERIFICAR QUANDO O VEÍCULO ESTIVER EM MOVIMENTO | ||
SE ESTÁ FUNCIONANDO: | |||
A) | CARBURADOR E BATERIA; | ||
B) | AR CONDICIONADO E O TOCA-CD; | ||
C) | DIREÇÃO, FREIOS, VELOCÍMENTRO E SUSPENSÃO; | ||
D) | RÁDIO OU TOCA-FITA E O ALARME; | ||
E) | PNEU SOCORRO (ESTEPE) E O ÓLEO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
12) | O CONDUTOR QUE ESTIVER HABILITADO NA CATEGORIA “D” PODERÁ | ||
CONDUZIR, QUE TIPO DE VEÍCULO: | |||
A) | PARA TRANSPORTE DE CARGA, QUE EXCEDA 3.500KG; | ||
B) | DE DUAS OU TRÊS RODAS, COM OU SEM CARRO LATERAL; | ||
C) | PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, ACIMA DE 8 LUGARES E ATÉ 3.500KG; | ||
D) | NÃO EXCEDA A 8 LUGARES, SEM CONTAR O CONDUTOR E QUE NÃO ULTRAPASSE 3.500KG; | ||
E) | SE ENQUADRE NAS CATEGORIAS “B,C,D” E QUE A UNIDADE TRACIONADA NÃO EXCEDA A | ||
6.00KG OU SUA LOTAÇÃO EXCEDA A 8 LUGARES. | |||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
13) | QUAL O NOME DA PLACA A-32A: | ||
A) | PASSAGEM DE PEDESTRE; | ||
B) | LOCAL CONTROLADO POR AGENTES; | ||
C) | TRÂNSITO DE PEDESTRE; | ||
D) | FISCALIZAÇÃO; | ||
E) | CRIANÇAS. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
14) | NO C.T.B. ART.241 – DEIXAR DE ATUALIZAR O CADASTRO DE REGISTRO DO | ||
VEÍCULO OU DE HABILITAÇÃO DO CONDUTOR, CONSIDERADO UMA INFRAÇÃO: | |||
A) | LEVE; | ||
B) | PERMITIDA; | ||
C) | GRAVE; | ||
D) | GRAVÍSSIMA; | ||
E) | MÉDIA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
15) | VÍTIMA PRESA NO VEÍCULO DEVIDO AO FATO DO CINTO DE SEGURANÇA | ||
ESTAR EMPERRADO, É CORRETO ADOTAR O SEGUINTE PROCEDIMENTO: | |||
A) | ESPERAR QUE O CINTO DE SGURANÇA SE SOLTE SOZINHO; | ||
B) | NÃO CORTAR O CINTO DE SEGURANÇA P/ NÃO DANIFICAR O EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO; | ||
C) | CORTAR O CINTO DE SEGURANÇA PARA SOCORRER A VÍTIMA; | ||
D) | AGUARDAR A POLICIA RODOVIÁRIA PARA O SOCORRO; | ||
E) | DEIXAR A VÍTIMA TENTAR SOLTAR-SE SOZINHO P/ O SOCORRISTA NÃO CORRER RISCOS. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
16) | EM RAZÃO DO GRANDE NÚMERO DE VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO, O NÍVEL DE | ||
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADE TEM AUMENTADO. DO CONJUNTO DE | |||
AÇÕES NECESSÁRIAS PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA, DESTACA-SE: | |||
A) | DEIXAR SEMPRE O MOTOR FUNCIONANDO; | ||
B) | ABASTECER O VEÍCULO COM COMBUSTIVÉL – BATIZADO ; | ||
C) | MANTER OS VEÍCULOS LIMPOS E A PINTURA CONSERVADA | ||
D) | OBSERVAR A VIDA – ÚTIL – DOS COMPONENTES IMPORTANTES NO CONTROLE DA | ||
POLUIÇÃO COMO FILTRO DE AR E ÓLEO; | |||
E) | FAZER TROCAS CONSTANTES DE MARCHAS EM QUALQUER ROTAÇÃO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
17) | QUAL O NOME DA PLACA R-25A: | ||
A) | CURVA ACENTUADA A ESQUERDA; | ||
B) | SIGA EM FRENTE OU A DIREITA; | ||
C) | PROIBIDO VIRAR À ESQUERDA; | ||
D) | PASSAGEM OBRIGATÓRIA À ESQUERDA; | ||
E) | VIRE À ESQUERDA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
18) | (C.T.B. ART. – 219) O CONDUTOR SERÁ MULTADO QUANDO: | ||
A) | FAZER O CONTORNO EM LOCAL POUCO ILUMINADO; | ||
B) | PARAR QUANDO O SINAL VERMELHO ESTIVER ACESSO; | ||
C) | SE NEGAR A DAR CARONA; | ||
D) | USAR LUZ BAIXA NAS VIAS COM ILUMINAÇÃO PUBLICA; | ||
E) | TRANSITAR COM O VEÍCULO EM VELOCIDADE INFERIOR À METADE DA MÁXIMA | ||
ESTABELECIDA NA VIA | |||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
19) | O CONDUTOR DE VEÍCULO QUE ESTIVER HABILLITADO NA CATEGORIA “C” | ||
PODERÁ CONDUZIR, QUE TIPO DE VEÍCULO ENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO: | |||
A) | QUE NÃO EXCEDA A 8 LUGARES, SEM CONTAR O CONDUTOR QUE PASSE DE 3.500KG (P.B.T.); | ||
B) | PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, COM MAIS DE 8 LUGARES, SEM CONTAR O CONDUTOR; | ||
C) | PARA TRANSPORTE DE CARGA, COM MAIS DE 3.500KG (P.B.T.); | ||
D) | DE 2 OU 3 RODAS, COM OU SEM CARRO LATERAL; | ||
E) | EM SISTEMA DE COMBINAÇÃO DE VEÍCULOS, CUJO UNIDADE TRATORA SE ENQUADRE NAS | ||
CATEGORIAS “B/C/D” E QUE A UNIDADE TRACIONADA POSSUA MAIS DE 6.00KG (P.B.T.) | |||
OU A SUA LOTAÇÃO EXCEDA A 8 LUGARES. | |||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
20) | SOBRE UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA, O | ||
CONHECIMENTO, MARQUE A QUESTÃO ERRADA: | |||
A) | O CONDUTOR DEVE CONHECER SEUS DIREITOS E DEVERES EM QUALQUER | ||
SITUAÇÃO DE TRÂNSITO; | |||
B) | NÃO É NECESSÁRIO CONHECER O C.T.B. PARA DIRIGIR MELHOR; | ||
C) | CONHECER LEIS DE TRÂNSITO, NORMAS, TRAJETOS, SINALIZAÇÃO, VEÍCULOS; | ||
D) | CONDUTOR OU PEDESTRE, DEVE TOMAR ATITUDES PARA EVITAR CAUSAR ACIDENTES; | ||
E) | O C.T.B. FORNECE MUITAS DAS INFORMAÇÕES QUE DEVEMOS CONHECER. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
21) | OS FREIOS DESREGULADOS E PISTA ESCORREGADIA SÃO EXEMPLOS, | ||
RESPECTIVAMENTE, DE CONDIÇÕES ADVERSAS DE: | |||
A) | VEÍCULO E VIA; | ||
B) | VIA E TRÂNSITO; | ||
C) | VIA E VEÍCULO; | ||
D) | VEÍCULO E MOTORISTA; | ||
E) | VEÍCULO E TRÂNSITO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
22) | CHUVA, GRANIZO E NEBLINA SÃO EXEMPLOS D CONDIÇÕES ADVERSASDE: | ||
A) | LUZ; | ||
B) | CLIMA; | ||
C) | TEMPO; | ||
D) | VEÍCULO; | ||
E) | TRÂNSITO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
23 | A ADEQUADA FORMAÇÃO DA MISTURA AR-COMBUSTIVÉL, ADMITIDA | ||
NO INTERIOR DOS CILINDROS É FUNÇÃO DO: | |||
A) | SISTEMA DE FREIO; | ||
B) | SISTEMA DE IGNIÇÃO; | ||
C) | SISTEMA DE CARBURAÇÃO; | ||
D) | SISTEMA DE MISTURA; | ||
E) | SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
24) | QUEIMADURAS PODEM SER DE 1º, 2º E 3º GRAU, É INCORRETO: | ||
A) | NÃO RETIRAR A ROUPA SE ESTIVER ADERIDA A PELE; | ||
B) | NÃO COLOCAR SOBRE A QUEIMADURA IODO, MERCÚRIO OU POMADA; | ||
C) | UTILIZAR ÁGUA CORRENTE OU COMPRESSAS FRIAS NA ÁREA DA QUEIMADURA; | ||
D) | HAVENDO BOLHAS NÃO DEVE PERFURÁ-LA E NEM COLOCAR OS DEDOS SOBRE O LOCAL; | ||
E) | NÃO UTILIZAR ÁGUA CORRENTE OU COMOPRESSAS FRIAS NA ÁREA DA QUEIMADURA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
25) | QUAL PROCEDIMENTO CORRETO NOS CASOS DE DESMAIO: | ||
A) | DAR LEITE OU LIQUIDOS ADOCICADOS DE PREFERÊNCIA; | ||
B) | DEITE-LA DE COSTAS C/ A CABEÇA BAIXA E LEVANTE AS PERNAS AFROUXE SUAS ROUPAS; | ||
C) | NÃO AFROUXE AS ROUPAS, CINTO, GRAVATA; | ||
D) | DEITE A VÍTIMA COM A CABEÇA LEVANTADA; | ||
E) | SE O DESMAIO DEMORAR MAIS DE 2 MINUTO ABANDONE E VÍTIMA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
26) | O ACIDENTE INEVITAVÉL É CONSIDERADO AQUELE EM QUE: | ||
A) | É OCASIONADO POR ALGUMA CONDIÇÕES ADVERSAS; | ||
B) | O CONDUTOR NÃO TEVE PREVISÃO; | ||
C) | É OCASIONADO PELO OUTRO MOTORISTA; | ||
D) | O MOTORISTA FEZ TUDO O QUE ERA POSSÍVEL FAZER, MAS FOI IMPOSSÍVEL EVITAR; | ||
E) | A RESPONSABIIDADE DE EVITÁ-LO É DO MOTORISTA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
27) | QUANTO AOS TRIOS ELÉTRICOS E OUTROS VEÍCULOS QUE PRODUZAM SOM | ||
OU BARULHO NAS VIAS, É INCORRETO AFIRMAR: | |||
A) | NÃO NECESSITA DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA ESSES FINS; | ||
B) | ACARRETA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA, MULTA COM RETENÇÃO DO VEÍCULO; | ||
C) | QUANDO TRANSITAM SEM AUTORIZAÇÃO ESTÃO SUJEITOS ÀS | ||
PANALIDADES PREVISTAS NO C.T.B.; | |||
D) | PRECISAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA ESSES FINS; | ||
E) | QUANDO TRANSITAM EM DESACORDO COM A LEI PODEM SER PENALIZADOS. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
28) | UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA É A ATENÇÃO, | ||
QUAL É A ALTERNATIVA ERRADA: | |||
A) | O MOTORISTA DEVE MANTER-SE EM ESTADO DE ALERTA DURANTE TODO O TEMPO | ||
EM QUE ESTIVER AO VOLANTE, CONSCIENTE DAS SITUAÇÕES DE RISCO EM QUE PODE | |||
TOMAR A ATITUDE NECESSÁRIA EM TAL SITUAÇÃO PARA EVITAR O ACIDENTE; | |||
B) | NÃO É NECESSÁRIO DIRECIONAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS E MENTAIS DO CONDUTOR; | ||
C) | DEVE SER NECESSÁRIO A TODOS OS ELEMENTOS DA VIA; | ||
D) | É NECESSÁRIO DIRECIONAR OS CUIDADOS E A MANUTEÇÃO DO VEÍCULO; | ||
E) | É NECESSÁRIO DIRECIONAR O CONHECIMENTO PRÉVIO E O TEMPO DE DESLOCAMENTO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
29) | ORGANISMO COM ADMINISTRAÇÃO PROPRIA E CORPO DE INSTRUTORES | ||
COM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OBJETIVANDO A CAPACITAÇÃO | |||
TEÓRICO-TÉCNICA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONDUTORES : | |||
A) | RENACH – REGISTRO NACIONAL DE CONDUTORES HABILITADOS; | ||
B) | CFC – CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES; | ||
C) | CAER – CÓDIGO DE ACESSO ELETRÔNICO À REDE; | ||
D) | RENFOR – REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO E HABILITAÇÃO DE CONDUTORES: | ||
E) | CRT – CONTROLADOR REGIONAL DE TRÂNSITO. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
30) | QUAL O NOME DA PLACA A-26B: | ||
A) | LARGURA MÁXIMA PERMITIDA; | ||
B) | SENTIDO DUPLO; | ||
C) | SENTIDO OBRIGATÓRIO; | ||
D) | PASSAGEM OBRIGATÓRIA; | ||
E) | OBRIGATÓRIO VIRAR À ESQUERDA. | ||
ALTERNATIVA CORRETA | A( ) B( ) C( ) D( ) E( ) | ||
GABARITO | |||
1) B | 11) C | 21) A | |
2) B | 12) E | 22) C | |
3) E | 13) C | 23) E | |
4) A | 14) A | 24) E | |
5) E | 15) C | 25) B | |
6) C | 16) D | 26) D | |
7) D | 17) E | 27) A | |
8) A | 18) E | 28) B | |
9) C | 19) E | 29) B | |
10) D | 20) B | 30) B | |
INSTRUTOR: JULIANO RENATO NAZARETH |
Vença o medo de dirigir!
sábado, 29 de junho de 2013
simulado estratégico sobre a prova ciretran
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