Vença o medo de dirigir!

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sábado, 29 de junho de 2013

simulado estratégico sobre a prova ciretran

SIMULADO GERAL - MODELO
1) NO CASO DE UMA HEMORRAGIA NASAL, QUAL ATITUDE A SER TOMADA?
A) OFEREÇA-LHE BASTANTE LIQUIDO;
B) COLOQUE UM PANO OU TOALHA COM GELO SOBRE O NARIZ;
C) DESOBSTRUA AS FACES NASAIS COM ALGODÃO;
D) VIRE DE COSTAS O ACIDENTADO COLOCANDO-O DEITADO SOBRE O CHÃO;
E) VIRE-O DE PONTA CABEÇA, COMPRIMINDO A CABEÇA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
2) QUAL O NOME DA PLACA I-19 (S-10)?
A) OBRIGATÓRIO USO DE TRIÂNGULO;
B) ÁREA DE CAMPISMO;
C) ACAMPAMENTO INDIGENA;
D) PROIBIDO ACAMPAR;
E) ÁREA INDIGENA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
3) QUANDO O MOTORISTA PERCEBE QUE PODERÁ HAVER UM CHOQUE DE SEU
VEÍCULO COM O DA FRENTE, QUAL  A MELHOR ATITUDE A SER TOMADA?
A) DESVIE DO VEÍCULO, PARE BRUSCAMENTE E BUZINE;
B) BUZINE E DEIXE ACONTECER;
C) MUDE DE DIREÇÃO E PARE BRUSCAMENTE;
D) PARE BRUSCAMENTE E BUZINE;
E) PISE NO FREIO AOS POUCOS PARA EVITAR DERRAPAGENS, CONTROLANDO A VELOCIDADE 
 DO VEÍCULO E A DISTÂNCIA COM O DA FRENTE.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
4) O CONDUTOR, AO PERCEBER QUE SERÁ ULTRAPASSADO, DEVE:
A) MANTER OU REDUZIR A VELOCIDADE FACILITANDO A ULTRAPASSAGEM;
B) PARAR O VEÍCULO E PERMITIR A ULTRAPASSAGEM;
C) IR PARA O ACOSTAMENTO OU CALÇADA, FACILITANDO A ULTRAPASSAGEM;
D) AUMENTAR A VELOCIDADE
E) IMPEDIR A ULTRAPASSAGEM.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
5) AO DIRIGIR COM CHUVA, PARA MAIOR SEGURANÇA, DEVEMOS MANTER:
A) OS FAROÍS DESLIGADOS;
B) FAROÍS BAIXOS ACESSOS;
C) FAROÍS DE NEBLINA E DE MILHA ACESSOS;
D) FAROÍS ALTOS ACESSOS;
E) LUZES DE POSIÇÃO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
6) QUAL O NOME DA PLACA R-8?
A) PROIBIDO PASSAR PELA ESQUERDA;
B) PROIBIDO VIRAR À DIREITA;
C) PROIBIDO MUDAR DE FAIXA DE TRÂNSITO;
D) PERMITIDO DESLOCAR-SE PARA A DIREITA;
E) PROIBIDO ULTRAPASSAR PELA DIREITA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
7) VÍTIMA COM HEMORRAGIA NOS PULMÕES CARACTERIZA-SE POR:
A) UMA FORTE CRISE LABIRINTITE;
B) UMA FORTE DOR NA NUCA;
C) GOLFADAS DE SANGUE QUE SAEM PELOS OUVIDOS;
D) GOLFADAS DE SANGUE QUE SAEM PELA BOCA, APÓS UM ACESSO DE TOSSE;
E) GOLFADAS DE SANGUE QUE SAEM PELO NARIZ, APÓS UM SOLUÇO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
8) EM CASO DE FRATURA FECHADA É CORRETO AFIRMAR:
A) OSSO QUEBRADO NÃO APARECE NA SUPERFICIE E A PELE NÃO FOI PERFURADA;
B) OSSO QUEBRADO PERFURA A PELE;
C) OSSO QUEBRADO NÃO APARECE, MAS A PELE É SUTURADA;
D) O SOCORRISTA DEVERÁ MOVIMENTAR A ACIDENTADO;
E) O SOCORRISTA NÃO DEVE TOMAR DENHUMA ATITUDE.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
9) NO C.T.B., ART. 180 (PANI SECA) – INFRAÇÃO MÉDIA. QUAIS AS
PROVIDÊNCIAS A SER TOMADA:
A) CARREGUE COMBUSTÍVEL EXTRA NO PORTA-MALAS;
B) COMPRE SEMPRE CARRO MAIS ECONÔMICOS QUE CONSOMEM MENOS COMBUSTÍVEIS;
C) EM CASO DE VIAGEM CONSULTE COM ANTECEDÊNCIA UM MAPA RODOVIÁRIO, SAIBA QUAL
CAPACIDADE DO TANQUE, CALCULE AS DISTÂNCIAS E ABASTECENDO COM MARGEM DE SOBRA;
D) É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ NÃO CONHECA BEM O ROTEIRO QUE VAI PERCORRER 
PARA EVITAR PERDA DE TEMPO EM ABASTECER;
E) CASO DE VIAGEM LONGA, ABASTEÇA SEU VEÍCULO A CADA QUINZE MINUTOS DE VIAGEM. 
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
10) PARA QUE OS CILINDROS REALIZEM O CICLO DE FUNCIONAMENTO, COM 
UM TEMPO DE CADA VEZ, NECESSITAM:
A) DAS VELAS QUE FECHAM A CÂMARA DE COMBUSTÃO;
B) DA QUEIMA DO ÓLEO NOS CILINDROS;
C) DA BATERIA QUE FORNECE A ENERGIA MECÂNICA;
D) DAS VÁLVULAS DE ADMISSÃO E ESCAPAMENTO;
E) DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA E CARBURADOR.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
11) DEVEMOS VERIFICAR QUANDO O VEÍCULO ESTIVER EM MOVIMENTO 
SE ESTÁ FUNCIONANDO:
A) CARBURADOR E BATERIA;
B) AR CONDICIONADO E O TOCA-CD;
C) DIREÇÃO, FREIOS, VELOCÍMENTRO E SUSPENSÃO;
D) RÁDIO OU TOCA-FITA E O ALARME;
E) PNEU SOCORRO (ESTEPE) E O ÓLEO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
12) O CONDUTOR QUE ESTIVER HABILITADO NA CATEGORIA “D” PODERÁ 
CONDUZIR, QUE TIPO DE VEÍCULO:
A) PARA TRANSPORTE DE CARGA, QUE EXCEDA 3.500KG;
B) DE DUAS OU TRÊS RODAS, COM OU SEM CARRO LATERAL;
C) PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, ACIMA DE 8 LUGARES E ATÉ 3.500KG;
D) NÃO EXCEDA A 8 LUGARES, SEM CONTAR O CONDUTOR E QUE NÃO ULTRAPASSE 3.500KG;
E) SE ENQUADRE NAS CATEGORIAS “B,C,D” E QUE A UNIDADE TRACIONADA NÃO EXCEDA A 
6.00KG OU SUA LOTAÇÃO EXCEDA A 8 LUGARES.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
13) QUAL O NOME DA PLACA A-32A:
A) PASSAGEM DE PEDESTRE;
B) LOCAL CONTROLADO POR AGENTES;
C) TRÂNSITO DE PEDESTRE;
D) FISCALIZAÇÃO;
E) CRIANÇAS.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
       
14) NO C.T.B. ART.241 – DEIXAR DE ATUALIZAR O CADASTRO DE REGISTRO DO 
VEÍCULO OU DE HABILITAÇÃO DO CONDUTOR, CONSIDERADO UMA INFRAÇÃO:
A) LEVE;
B) PERMITIDA;
C) GRAVE;
D) GRAVÍSSIMA;
E) MÉDIA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
15) VÍTIMA PRESA NO VEÍCULO DEVIDO AO FATO DO CINTO DE SEGURANÇA 
ESTAR EMPERRADO, É CORRETO ADOTAR O SEGUINTE PROCEDIMENTO:
A) ESPERAR QUE O CINTO DE SGURANÇA SE SOLTE SOZINHO;
B) NÃO CORTAR O CINTO DE SEGURANÇA P/ NÃO DANIFICAR O EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO;
C) CORTAR O CINTO DE SEGURANÇA PARA SOCORRER A VÍTIMA;
D) AGUARDAR A POLICIA RODOVIÁRIA PARA O SOCORRO;
E) DEIXAR A VÍTIMA TENTAR SOLTAR-SE SOZINHO P/ O SOCORRISTA NÃO CORRER RISCOS.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
16) EM RAZÃO DO GRANDE NÚMERO DE VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO, O NÍVEL DE 
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADE TEM AUMENTADO. DO CONJUNTO DE 
AÇÕES NECESSÁRIAS PARA SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA, DESTACA-SE:
A) DEIXAR SEMPRE O MOTOR FUNCIONANDO;
B) ABASTECER O VEÍCULO COM COMBUSTIVÉL – BATIZADO ;
C) MANTER OS VEÍCULOS LIMPOS E A PINTURA CONSERVADA
D) OBSERVAR A VIDA – ÚTIL – DOS COMPONENTES IMPORTANTES NO CONTROLE DA 
POLUIÇÃO COMO FILTRO DE AR E ÓLEO;
E) FAZER TROCAS CONSTANTES DE MARCHAS EM QUALQUER ROTAÇÃO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
17) QUAL O NOME DA PLACA R-25A:
A) CURVA ACENTUADA A ESQUERDA;
B) SIGA EM FRENTE OU A DIREITA;
C) PROIBIDO VIRAR À ESQUERDA;
D) PASSAGEM OBRIGATÓRIA À ESQUERDA;
E) VIRE À ESQUERDA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
18) (C.T.B. ART. – 219) O CONDUTOR SERÁ MULTADO QUANDO:
A) FAZER O CONTORNO EM LOCAL POUCO ILUMINADO;
B) PARAR QUANDO O SINAL VERMELHO ESTIVER ACESSO;
C) SE NEGAR A DAR CARONA;
D) USAR LUZ BAIXA NAS VIAS COM ILUMINAÇÃO PUBLICA;
E) TRANSITAR COM O VEÍCULO EM VELOCIDADE INFERIOR À METADE DA MÁXIMA 
 ESTABELECIDA NA VIA
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
19) O CONDUTOR DE VEÍCULO QUE ESTIVER HABILLITADO NA CATEGORIA “C” 
PODERÁ CONDUZIR, QUE TIPO DE VEÍCULO ENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO:
A) QUE NÃO EXCEDA A 8 LUGARES, SEM CONTAR O CONDUTOR QUE PASSE DE 3.500KG (P.B.T.);
B) PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, COM MAIS DE 8 LUGARES, SEM CONTAR O CONDUTOR;
C) PARA TRANSPORTE DE CARGA, COM MAIS DE 3.500KG (P.B.T.);
D) DE 2 OU 3 RODAS, COM OU SEM CARRO LATERAL;
E) EM SISTEMA DE COMBINAÇÃO DE VEÍCULOS, CUJO UNIDADE TRATORA SE ENQUADRE NAS 
CATEGORIAS “B/C/D” E QUE A UNIDADE  TRACIONADA POSSUA MAIS DE 6.00KG (P.B.T.) 
OU A SUA LOTAÇÃO EXCEDA A 8 LUGARES.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
20) SOBRE UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA, O 
CONHECIMENTO, MARQUE A QUESTÃO ERRADA:
A) O CONDUTOR DEVE CONHECER SEUS DIREITOS E DEVERES EM QUALQUER 
SITUAÇÃO DE TRÂNSITO;
B) NÃO É NECESSÁRIO CONHECER O C.T.B. PARA DIRIGIR MELHOR;
C) CONHECER LEIS DE TRÂNSITO, NORMAS, TRAJETOS, SINALIZAÇÃO, VEÍCULOS;
D) CONDUTOR OU PEDESTRE, DEVE TOMAR ATITUDES PARA EVITAR CAUSAR ACIDENTES;
E) O C.T.B. FORNECE MUITAS DAS INFORMAÇÕES QUE DEVEMOS CONHECER.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
21) OS FREIOS DESREGULADOS E PISTA ESCORREGADIA SÃO EXEMPLOS, 
RESPECTIVAMENTE, DE CONDIÇÕES ADVERSAS DE:
A) VEÍCULO E VIA;
B) VIA E TRÂNSITO;
C) VIA E VEÍCULO;
D) VEÍCULO E MOTORISTA;
E) VEÍCULO E TRÂNSITO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
22) CHUVA, GRANIZO E NEBLINA SÃO EXEMPLOS D CONDIÇÕES ADVERSASDE:
A) LUZ;
B) CLIMA;
C) TEMPO;
D) VEÍCULO;
E) TRÂNSITO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
23 A ADEQUADA FORMAÇÃO DA MISTURA AR-COMBUSTIVÉL, ADMITIDA 
NO INTERIOR DOS CILINDROS É FUNÇÃO DO:
A) SISTEMA DE FREIO;
B) SISTEMA DE IGNIÇÃO;
C) SISTEMA DE CARBURAÇÃO;
D) SISTEMA DE MISTURA;
E) SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
24) QUEIMADURAS PODEM SER DE 1º, 2º E 3º GRAU, É INCORRETO:
A) NÃO RETIRAR A ROUPA SE ESTIVER ADERIDA A PELE;
B) NÃO COLOCAR SOBRE A QUEIMADURA IODO, MERCÚRIO OU POMADA;
C) UTILIZAR ÁGUA CORRENTE OU COMPRESSAS FRIAS NA ÁREA DA QUEIMADURA;
D) HAVENDO BOLHAS NÃO DEVE PERFURÁ-LA E NEM COLOCAR OS DEDOS SOBRE O LOCAL;
E) NÃO UTILIZAR ÁGUA CORRENTE OU COMOPRESSAS FRIAS NA ÁREA DA QUEIMADURA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
25) QUAL PROCEDIMENTO CORRETO NOS CASOS DE DESMAIO:
A) DAR LEITE OU LIQUIDOS ADOCICADOS DE PREFERÊNCIA;
B) DEITE-LA DE COSTAS C/ A CABEÇA BAIXA E LEVANTE AS PERNAS  AFROUXE SUAS ROUPAS;
C) NÃO AFROUXE AS ROUPAS, CINTO, GRAVATA;
D) DEITE A VÍTIMA COM A CABEÇA LEVANTADA;
E) SE O DESMAIO DEMORAR MAIS DE 2 MINUTO ABANDONE E VÍTIMA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
26) O ACIDENTE INEVITAVÉL É CONSIDERADO AQUELE EM QUE:
A) É OCASIONADO POR ALGUMA CONDIÇÕES ADVERSAS;
B) O CONDUTOR NÃO TEVE PREVISÃO;
C) É OCASIONADO PELO OUTRO MOTORISTA;
D) O MOTORISTA FEZ TUDO O QUE ERA POSSÍVEL FAZER, MAS FOI IMPOSSÍVEL EVITAR;
E) A RESPONSABIIDADE DE EVITÁ-LO É DO MOTORISTA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
27) QUANTO AOS TRIOS ELÉTRICOS E OUTROS VEÍCULOS QUE PRODUZAM SOM 
OU BARULHO NAS VIAS, É INCORRETO AFIRMAR:
A) NÃO NECESSITA DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA ESSES FINS;
B) ACARRETA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA, MULTA COM RETENÇÃO DO VEÍCULO;
C) QUANDO TRANSITAM SEM AUTORIZAÇÃO ESTÃO SUJEITOS ÀS
PANALIDADES PREVISTAS NO C.T.B.;
D) PRECISAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA ESSES FINS;
E) QUANDO TRANSITAM EM DESACORDO COM A LEI  PODEM SER PENALIZADOS.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
28) UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA É A ATENÇÃO, 
QUAL É A ALTERNATIVA ERRADA:
A) O MOTORISTA DEVE MANTER-SE EM ESTADO DE ALERTA DURANTE TODO O TEMPO 
EM QUE ESTIVER AO VOLANTE, CONSCIENTE DAS SITUAÇÕES DE RISCO EM QUE PODE
TOMAR A ATITUDE NECESSÁRIA EM TAL SITUAÇÃO PARA EVITAR O ACIDENTE;
B) NÃO É NECESSÁRIO DIRECIONAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS E MENTAIS DO CONDUTOR;
C) DEVE SER NECESSÁRIO A TODOS OS ELEMENTOS DA VIA;
D) É NECESSÁRIO DIRECIONAR OS CUIDADOS E A MANUTEÇÃO DO VEÍCULO;
E) É NECESSÁRIO DIRECIONAR O CONHECIMENTO PRÉVIO E O TEMPO DE DESLOCAMENTO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
29) ORGANISMO COM ADMINISTRAÇÃO PROPRIA E CORPO DE INSTRUTORES 
COM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OBJETIVANDO A CAPACITAÇÃO 
TEÓRICO-TÉCNICA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE CONDUTORES :
A) RENACH – REGISTRO NACIONAL DE CONDUTORES HABILITADOS;
B) CFC – CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES;
C) CAER – CÓDIGO DE ACESSO ELETRÔNICO À REDE;
D) RENFOR – REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO E HABILITAÇÃO DE CONDUTORES:
E) CRT – CONTROLADOR REGIONAL DE TRÂNSITO.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
30) QUAL O NOME DA PLACA  A-26B:
A) LARGURA MÁXIMA PERMITIDA;
B) SENTIDO DUPLO;
C) SENTIDO OBRIGATÓRIO;
D) PASSAGEM OBRIGATÓRIA;
E) OBRIGATÓRIO VIRAR À ESQUERDA.
  ALTERNATIVA CORRETA A(  ) B(  ) C(  ) D(  ) E(  )
GABARITO
1) B 11) C 21) A
2) B 12) E 22) C
3) E 13) C 23) E
4) A 14) A 24) E
5) E 15) C 25) B
6) C 16) D 26) D
7) D 17) E 27) A
8) A 18) E 28) B
9) C 19) E 29) B
10) D 20) B 30) B
INSTRUTOR: JULIANO RENATO NAZARETH

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