Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Como transferir um carro?

Como transferir um carro que você comprou?

O mercado de automóveis no Brasil está muito aquecido. Muitos são os proprietários que querem vender seus veículos e comprá-los novos e muitos são aqueles que querem aproveitar a baixa dos preços de veículos usados para pegar um carrinho melhor para a família. Supondo que você esteja no segundo caso e precise agora transferir os documentos do veículo e também supondo que você já pesquisou bastante e negociou muito o veículo, vamos te ensinar como transferir os documentos sem muitas dores de cabeça.
Você pode sempre contratar os serviços de um despachante para fazer este processo, caso não queira ter um pouco de trabalho com a documentação do veículo. Ele irá te informar sobre quaisquer pendências que terão de ser solucionadas antes da transferência do veículo. Mas se você gosta de fazer as coisas por você mesmo, vamos às instruções.
O primeiro passo é ir ao Detran em sua cidade para saber quais são os procedimentos e valores que serão desembolsados, uma vez que eles variam de valor dependendo do estado. Seus documentos devem estar todos em dia, ou seja, você tem que estar com seu imposto de renda pago, ter seu registro militar regulamentado e mais. Você precisa também do IPVA do veículo, CPF, RG e um comprovante de residência atualizado. Lembre-se de antes de confirmar a comprar verificar no site do Detran para pendências de multas e demais documentos do veículo.
Documentação transferida
Tenha cuidado na hora de transferir a documentação de seu veículo para não entrar em uma roubada! (Foto: revista.pensecarros.com.br)
Os valores pagos para a transferência variam de acordo com o tipo do carro e principalmente em relação ao IPVA. Podem haver multas pendentes e que você terá de verificar antes de confirmar a compra do carro.
Você deve então também levar o recibo de transferência assinado e com firma reconhecida em cartório para efetivar a troca. Caso seja necessário, ele deverá ser levado para uma vistoria para a troca de placa, a qual tem também um valor específico a ser pago. Transferir o veículo é muito importante para se livrar de problemas maiores, como multas que não foram cometidas por você acabarem caindo sob sua responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário