Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Perdeu a placa do carro?

Perdeu a placa do carro? Como comprar outra nova?

Além da documentação em dia, um item fundamental para transitar legalmente com o veículo é a placa.
São diversas as situações nas quais o veículo corre o risco de ser multado e apreendido: números apagados, lacre violado, falta de algumas das informações, anomalias e falta de uma ou ambas as placas.
Em todos os casos acima, há necessidade da troca da placa do carro por uma nova. Como são oferecidos diversos serviços de recuperação de placas (como pinturas, por exemplo), muitas pessoas acham que podem optar por essa saída. Porém, essa prática é proibida pelo Detran. Então, cuidado!
Quando for necessário comprar uma nova placa para o carro, há diversos passos que devem ser seguidos:
  • Primeiro, é necessário que o proprietário ou algum responsável vá ao Detran mais próximo requerer uma segunda via da placa do carro. Tenha em mãos o documento do veículo, RG e CPF do proprietário (original e cópia), decalque legível do chassi e laudo fotográfico ou decalque legível do motor.
  • Também é necessário preencher um formulário, com firma reconhecida, relatando o acontecido. Esse formulário é disponibilizado pela internet e também no Detran.
  • Caso a placa tenha sido furtada, é preciso registrar um boletim de ocorrência e anexar uma cópia juntamente à documentação.
Para quem precisa adquirir uma nova placa mas não tem tempo, uma opção pode ser um despachante. A maioria deles cobram em torno de R$ 180 por esse tipo de serviço, depende da cidade/estado.
O preço da segunda via de uma placa também varia de lugar para lugar. Atualmente, é obrigatório o uso das placas refletivas e o seu valor é um pouco mais elevado que as antigas, em torno de R$ 110.
Para que dê tudo certo, é necessário que o veículo esteja com a documentação em dia (IPVA, DPVAT e licenciamento pagos) e sem multas vencidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário