Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

sábado, 6 de julho de 2013

Dicas - Grávidas ao volante


Existe muita discussão em torno da questão da segurança de mulheres grávidas ao volante. O antigo Código de Trânsito brasileiro recomendava a direção veicular para gestantes somente até o quinto mês de gestação, mas o atual não faz nenhuma restrição, deixando a critério do médico que acompanha a gravidez.
De acordo com alguns especialistas, principalmente quando a gestante for motorista profissional, a atenção deve ser redobrada. As condições do trânsito, como barulho, a vibração do veículo e o estresse, exigem um maior monitoramento da saúde da mãe e do bebê.
Para as demais gestantes que precisam dirigir seus veículos e não têm nenhuma restrição médica, existem algumas dicas:
- Não deixe de usar o cinto de segurança! Ele deve ser ajustado para que não fique sobre a barriga. A faixa diagonal deve passar no meio do ombro, depois entre os seios e ficar lateralmente ao abdômen. E a faixa inferior deve ficar abaixo da barriga;
- O acesso aos pedais deve ser bastante cômodo, com a máxima distância possível entre a barriga e o volante, e que permitam a direção segura e eficiente;
- Não dirija se estiver com tonturas, vômitos e enjôos.

O importante é que a gestante esteja bem e confiante o suficiente e que busque orientação médica sempre que surgir alguma dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário