Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

sábado, 6 de julho de 2013

Dicas - Kit obrigatório (saiba com utilizar)



O kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco é obrigatório para todos os veículos brasileiros. A falta de itens é considerada infração de trânsito gravíssima, com multa de 191,54 reais e mais sete pontos na carteira de habilitação.
Muitos condutores não sabem ao certo onde encontrar esse kit no veículo e, muitas vezes, como usar cada uma de suas peças. O conjunto é utilizado na hora de trocar o pneu e, na maioria dos carros, fica no porta-malas, abaixo do estepe, sob um tapete. Mas há no manual do veículo a indicação de onde fica o kit.
Saiba mais para que serve cada item e como usá-lo da maneira correta:
Triângulo – Esse é um importante item de segurança. Deve ser utilizado sempre que seu veículo estiver parado em uma via, seja para fazer uma troca de pneus ou em caso de acidentes. O ideal é colocá-lo no mínimo a 30 metros de distância da traseira do automóvel. No caso de acidentes, é recomendado que a velocidade da via seja levada em consideração para marcar a sinalização, por exemplo: em uma via de 80km/h, deve-se contar 80 passos a partir do veículo e, em caso de chuva ou neblina, o dobro da distância. É importante certificar-se de que o pé de suporte do triângulo esteja firme para mantê-lo em pé.
Macaco – O macaco deve ser encaixado no friso que fica na lataria. Em veículos mais novos, há uma indicação do local correto de encaixe. É importante que o freio de mão do carro esteja puxado e que o macaco esteja firme.
Chave de roda – As chaves de roda mais novas são geralmente em formato de “L”. Algumas ainda vêm com um adaptador, que facilita na hora de afrouxar os parafusos do pneu.

Estepe – Certifique-se sempre de que o estepe esteja calibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário