Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

sábado, 6 de julho de 2013

Reportagem - Ciclistas e SUS



A falta de equipamentos de segurança adequados aumenta os riscos de que um acidente grave aconteça com um ciclista. De acordo com o presidente da Federação Paulista de Mountain Bike, Clayton Palomares, a maioria dos ciclistas vítimas de acidentes de trânsito usa a bicicleta como meio de transporte. Por dia, são nove internações desses condutores somente no estado de São Paulo e o gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) com essas pessoas chegou a mais de R$ 3 milhões no ano passado.
Para diminuir o número de acidentes, é preciso respeitar alguns procedimentos de segurança como usar o capacete. Essa medida não vale só para os atletas, mas também para quem usa a bicicleta como meio de transporte no dia a dia e, por isso, enfrenta um risco muito maior. “Em contato com o trânsito, essas pessoas ficam muito mais suscetíveis. Os esportistas já vêm com uma bagagem de mais conhecimento, têm a cultura de usar capacete, luva, óculos de proteção”, disse Palomares.
Além desses itens de segurança, é importante deixar a bicicleta sempre em bom estado para o uso e com os pneus cheios. “A principal orientação para garantir a segurança do ciclista é ficar sempre visível, seja na rodovia ou na cidade. A bicicleta precisa ter refletivos, tanto traseiro quanto dianteiro. É uma boa ideia ter lanterna, campainha para fazer barulho, e que o ciclista use roupas claras”, explicou o presidente.

Também é preciso respeitar a legislação de trânsito. “O ciclista precisa saber se comportar na via para garantir sua segurança. Por exemplo, nunca ande na contramão, essa é a regra número um. Se você vai de um ponto A, para um ponto B, calcule a sua rota, faça um trajeto para andar mais em ciclovia, ciclo faixa e evitar vias de muito fluxo. A bicicleta não tem seta, sinalize as suas intenções com a mão, indique para um canto ou outro. Avise ao carro que está atrás de você o que você vai fazer”, orientou Palomares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário