É o espaço dentro do qual o pistão se move. Considerado o coração do
motor, pois a potência depende do tamanho do cilindro - costumeiramente chamada
de cilindrada. Se o motor tem 4 cilindros de meio litro, ou seja, um total de 2
litros, diz-se que é 2.0. Comparativamente, um motor 2.0 teria o dobro da
potência de um 1.0 nas mesmas condições.
Os cilindros podem estar dispostos em linha, na horizontal ou em "V" - quando se vê a descrição V6, por exemplo, deve-se entender que são 6 cilíndros dispostos em "V".
Os cilindros podem estar dispostos em linha, na horizontal ou em "V" - quando se vê a descrição V6, por exemplo, deve-se entender que são 6 cilíndros dispostos em "V".
É a peça que faz a
faísca para iniciar a combustão da mistura ar-combustível. Nos motores a diesel
não há velas de ignição.
Mantêm a câmara de
combustão vedada durante as reações. As válvulas de escapamento abrem-se para
que saiam os gases resultantes da combustão.
As válvulas de admissão, então, se abrem para a entrada do ar e do combustível, fechando-se logo antes do início da compressão e recomeçando o ciclo.
As válvulas de admissão, então, se abrem para a entrada do ar e do combustível, fechando-se logo antes do início da compressão e recomeçando o ciclo.
É a parte onde estão
as válvulas de admissão e escapamento, além das velas. Funciona também como
tampa do bloco de cilíndros.
É a peça que se move
dentro do cilindro.
Feito de liga de alumínio ou, em carros mais antigos, de ferro fundido.
Feito de liga de alumínio ou, em carros mais antigos, de ferro fundido.
Ficam entre a parte
externa do pistão e a parte interna do cilindro. São peças que impedem que a
mistura ar-combustível vaze para o cárter durante a compressão, e têm a mesma
função em relação aos gases de escapamento durante a combustão.
Da mesma forma, em ambos os momentos, impede que o óleo do cárter entre no cilindro, onde seria queimado e desperdiçado. Quando se diz que o motor está "queimando óleo" - ou seja, é preciso trocá-lo com mais frequência -, os anéis estão gastos e não vedam com a eficiência devida.
Da mesma forma, em ambos os momentos, impede que o óleo do cárter entre no cilindro, onde seria queimado e desperdiçado. Quando se diz que o motor está "queimando óleo" - ou seja, é preciso trocá-lo com mais frequência -, os anéis estão gastos e não vedam com a eficiência devida.
É a peça que
transforma os movimentos de vai-e-vem do pistão, retos, em movimento circular.
O virabrequim é conectado à caixa de marchas, e esta sim faz as rodas girarem.
O virabrequim é conectado à caixa de marchas, e esta sim faz as rodas girarem.
É a peça que liga o
virabrequim ao pistão. As pontas da haste giram em quaisquer direções, já que
pistão e virabrequim movimentam-se de diferentes formas.
Faz a mistura
ar-combustível na medida correta. Não existe em carros com injeção eletrônica.
Funciona com energia
elétrica e é responsável por fazer o motor do carro ligar, ou seja, fazer as
primeiras reações, até que este tenha como funcionar sozinho. O motor de
partida funciona enquanto a chave está virada, mas é programado para ficar
pouco tempo ligado, por isso é aconselhável girar a chave por no máximo 10
segundos, em intervalos de meio minuto e no máximo três vezes. Se o carro não
pegar, indica-se procurar um mecânico.
Peça que faz a
ligação entre bateria e motor de arranque, aproximando os contatos através de
um eletroimã.
Alimenta os
dispositivos do carro que precisam de energia elétrica, como som, farol, vidro
elétrico e sistema de ignição - por isso, quando a bateria está descarregada, o
carro não liga. A eletricidade fornecida tem 12 volts de tensão.
Peça conectada ao
virabrequim do motor e que gera energia - usada na recarrega da bateria -
enquanto o carro está ligado. Quando se está usando um dispositivo elétrico,
como o som ou os faróis, é importante ligar o carro, mesmo que ele esteja
parado, para que a bateria seja recarregada.
Leva a corrente
elétrica da bateria até as velas de ignição, distribuindo a centelha à câmara
de cilindro certa.
Peça que sincroniza o
movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de escapamento e
admissão, ou seja, mantém o ritmo do motor. Quando a correia quebra, o carro
não liga e não pega nem no tranco.
É a peça que resfria o líquido de arrefecimento do motor, ou seja, a
substância que esfria o motor. Os líquidos mais comuns são água e óleo, que
retiram calor de motor e cabeçotes, e depois vão para o radiador, onde trocam
são resfriados com o ar que vem de fora, e recomeçam o ciclo.
É a peça que recebe a
água de resfriamento que vem do radiador e a faz circular em cabeçotes, motor e
de volta ao radiador, recomeçando o ciclo.
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