Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Baliza fácil - passo a passo.

Passo a passo.



A figura 1 mostra como é a marcação da baliza na seguente forma:
  • Tempo de 5 minuto, que inicia na linha verde onde se encontra o carro, e encerra após a manobra de ENTRADA e SAÍDA da vaga, cruzando a linha vermelha e permanecendo  entre ela e a amarela.
  • E 3 tentativas para colocar o carro com as 2 rodas do passageiro em cima da linha amarela pintada na vaga, entre os dois protótipos.
  • 6 metros de espaço da vaga.  
  • Manobra realizada apenas pelo lado direito.



Os pontos de referências citados aqui, podem ter uma adaptação para MAIS ou para MENOS, assim você pode ver uma referência melhor para fazer a sua manobra. Então a manobra funcionará assim:

  
- ENTRADA NA VAGA - 

Passo 01: - Entrada.
  1. Entrar no carro e regular o banco os espelhos retrovisores e colocar o cinto de segurança.
  2. Os espelhos retrovisores serão regulados da seguinte forma:

    1. Os espelhos externos devem ser regulado como usamos na rua mesmo, para enxergar tudo atrás do carro.
    2. O espelho interno deve ser regulada de tal forma que você veja da metade do vidro para o lado esquerdo atrás da sua cabeça. 





  3. Ligar o carro, engatar a 1ª marcha e ligar a seta para a direita e levar o carro até o protótipo da frente. 
  4. Encostar o carro com uma distância do espelho retrovisor direito mais "1 palmo" (20 cm) da lateral do protótipo.


 Passo 02: - Manobrando.
  1. Alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo, onde tem um circulo vermelho.
  2. Engatar a marcha ré, virar todo o volante para a direita e ligar a seta para a direita, e andar.


Passo 03: - Manobrando.
  1. Dar ré até o protótipo desaparecer no espelho retrovisor interno no canto do vidro, como mostra a flecha vermelha e parar o carro.
  2. Virar todo o volante para o lado esquerdo, ligar a seta a direita e andar até encaixar o carro na vaga.



Passo 04: - Dentro da vaga.
  1. Observar se o carro ficou bem posicionado na vaga pelos espelhos externos e pala frente do carro, como mostra as flechas pretas.
  2. Alinhar a direção, colocar a marcha em neutro e acionar o freio de mão, e desligar a seta. 
Dentro da vaga, a visão pelos retrovisores externos devem ficar próximo destas imagens abaixo, a primeira é o retrovisor da DIREITA  e a segunda é o retrovisor da ESQUERDA. Observe que não há necessidade de regular o espelho direito para ver o chão, pois você usa como referência a lateral do carro e a do protótipo. 




*** Estes 4 passos de entrada são os mais importantes, pois é deles que dependerá a posição do carro dentro da vaga, para que dê certo a manobra, você deverá seguir rigorosamente estes itens, pois a saída é mais tranquila. E dentro da vaga o carro deverá ficar posicionado parecido com o que está aí acima na figura 4, e mais abaixo do poste eu vou colocar a explicação de 2 possíveis erros também para que possa saber o que fazer caso isto ocorra.
*** Esta medidas podem ser alteradas para mais ou para menos dos pontos citados, é possível ser feito ajustes de acordo com o modelo de veículo utilizado, ficando a nível de teste o ajuste correto.


- SAÍDA DA VAGA - 

Passo 05: - Saída.
  1. Liberar o freio de mão, engatar a 1ª marcha, virar todo o volante para a esquerda, ligar seta á esquerda e movimentar o carro.

Passo 06 - No meio da saída.
  1. Parar o carro, alinhando a lanterna do protótipo no meio da janela do passageiro como mostra a flecha preta.
  2. Virar todo o volante para a direita, ligar a seta para a esquerda e seguir.

Passo 07: - Fora da vaga.
  1. Para o carro quando ele ficar reto, virar 2 voltas no volante, desligar a seta, seguir em frente até passar as 4 rodas do carro pela linha vermelha e parar.
  2. O carro deve ficar entre a linha vermelha e amarela.
  3. Engatar a marcha ré, e levar o carro atrás da linha verde, onde a flecha traceja indica.
  4. Parar o carro, acionar o freio de mão, colocar a marcha no neutro e deligar o motor.


Cuidar para deixar este espaço entre o carro e o protótipo e ir olhando para não aumentar muito ou diminuir para não ter perigo de bater nem no protótipo  aqui do lado direito e nem no cone do lado esquerdo.




Vejam este vídeo que é feito a baliza de acordo com o explicado aqui.



POSSÍVEIS ERROS QUE PODEM ACONTECER.

CASO 01: - A roda traseira encostou no meio fio.
  1. Parar o carro e virar todo o volante para a direita.
  2. Engatar a 1ª marcha, seta para a direita e seguir até alinhar a frente, cuidando para não bater.
  3. Se o espaço não for suficiente, parar, virar o volante a esquerda, engatar a ré, andar até alinhar o carro.

.



CASO 02: - A traseira do carro ficou para fora.


Esta é  uma situação um pouco mais difícil, pois o carro pode bater atrás no protótipo, então requer um pouco mais de cuidado e atenção ao espelho retrovisor do lado direito. Então vou explicar a vocês o que fazer:

  • Alinhar a direção do carro, engatar a 1ª marcha e ir para frente devagar e virando levemente para a esquerda, para tentar alinhar a traseira.

Se necessário: 
  • Parar o carro, virar todo o volante para a direita, engatar marcha ré e andar até a lateral do protótipo desaparecer completamente no retrovisor direito e parar, virar todo o volante para a esquerda e ir para traz alinhando a frente do carro, tomando cuidado para não bater atrás.

E lembre-se que você deve manter um controle da embreagem e freio com acelerador, então mantenha sempre o pé no pedal da embreagem, não abandone ela pois você não vai controlar o carro se soltar ela toda, e ande devagar com o carro para não perder as marcas de referência que são a distância do protótipo, o alinhamento da coluna e o esconder o protótipo no espelho interno.


  Pessoal, este post explica a baliza para o exame prático, e realizado em vaga com protótipos, e este modelo não necessariamente vai dar certo a ora que você for estacionar na rua, pois, exitem muitas variáveis a serem consideradas para isto, como por exemplo: o tamanho da vaga, o tamanho do seu carro, os veículos aos quais você vai estacionar, tipo estacionar um carro popular entre dois utilitários, entre outras situações, tudo isto vai influenciar na manobra da baliza, e o que fazer para isto então? Treinar! É a única forma de pegar o jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário