Passo a passo.
A figura 1 mostra como é a marcação da baliza na seguente forma:
- Tempo de 5 minuto, que inicia na linha verde onde se encontra o carro, e encerra após a manobra de ENTRADA e SAÍDA da vaga, cruzando a linha vermelha e permanecendo entre ela e a amarela.
- E 3 tentativas para colocar o carro com as 2 rodas do passageiro em cima da linha amarela pintada na vaga, entre os dois protótipos.
- 6 metros de espaço da vaga.
- Manobra realizada apenas pelo lado direito.
Os pontos de referências citados aqui, podem ter uma adaptação para MAIS ou para MENOS, assim você pode ver uma referência melhor para fazer a sua manobra. Então a manobra funcionará assim:
- ENTRADA NA VAGA -
- Entrar no carro e regular o banco os espelhos retrovisores e colocar o cinto de segurança.
- Os espelhos retrovisores serão regulados da seguinte forma:
- Os espelhos externos devem ser regulado como usamos na rua mesmo, para enxergar tudo atrás do carro.
- O espelho interno deve ser regulada de tal forma que você veja da metade do vidro para o lado esquerdo atrás da sua cabeça.
- Ligar o carro, engatar a 1ª marcha e ligar a seta para a direita e levar o carro até o protótipo da frente.
- Encostar o carro com uma distância do espelho retrovisor direito mais "1 palmo" (20 cm) da lateral do protótipo.
Passo 02: - Manobrando.
- Alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo, onde tem um circulo vermelho.
- Engatar a marcha ré, virar todo o volante para a direita e ligar a seta para a direita, e andar.
- Dar ré até o protótipo desaparecer no espelho retrovisor interno no canto do vidro, como mostra a flecha vermelha e parar o carro.
- Virar todo o volante para o lado esquerdo, ligar a seta a direita e andar até encaixar o carro na vaga.
- Observar se o carro ficou bem posicionado na vaga pelos espelhos externos e pala frente do carro, como mostra as flechas pretas.
- Alinhar a direção, colocar a marcha em neutro e acionar o freio de mão, e desligar a seta.
Dentro da vaga, a visão pelos retrovisores externos devem ficar próximo destas imagens abaixo, a primeira é o retrovisor da DIREITA e a segunda é o retrovisor da ESQUERDA. Observe que não há necessidade de regular o espelho direito para ver o chão, pois você usa como referência a lateral do carro e a do protótipo.
*** Estes 4 passos de entrada são os mais importantes, pois é deles que dependerá a posição do carro dentro da vaga, para que dê certo a manobra, você deverá seguir rigorosamente estes itens, pois a saída é mais tranquila. E dentro da vaga o carro deverá ficar posicionado parecido com o que está aí acima na figura 4, e mais abaixo do poste eu vou colocar a explicação de 2 possíveis erros também para que possa saber o que fazer caso isto ocorra.
*** Esta medidas podem ser alteradas para mais ou para menos dos pontos citados, é possível ser feito ajustes de acordo com o modelo de veículo utilizado, ficando a nível de teste o ajuste correto.
- SAÍDA DA VAGA -
Passo 05: - Saída.
- Liberar o freio de mão, engatar a 1ª marcha, virar todo o volante para a esquerda, ligar seta á esquerda e movimentar o carro.
Passo 06 - No meio da saída.
- Parar o carro, alinhando a lanterna do protótipo no meio da janela do passageiro como mostra a flecha preta.
- Virar todo o volante para a direita, ligar a seta para a esquerda e seguir.
Passo 07: - Fora da vaga.
- Para o carro quando ele ficar reto, virar 2 voltas no volante, desligar a seta, seguir em frente até passar as 4 rodas do carro pela linha vermelha e parar.
- O carro deve ficar entre a linha vermelha e amarela.
- Engatar a marcha ré, e levar o carro atrás da linha verde, onde a flecha traceja indica.
- Parar o carro, acionar o freio de mão, colocar a marcha no neutro e deligar o motor.
Cuidar para deixar este espaço entre o carro e o protótipo e ir olhando para não aumentar muito ou diminuir para não ter perigo de bater nem no protótipo aqui do lado direito e nem no cone do lado esquerdo.
Vejam este vídeo que é feito a baliza de acordo com o explicado aqui.
POSSÍVEIS ERROS QUE PODEM ACONTECER.
CASO 01: - A roda traseira encostou no meio fio.
- Parar o carro e virar todo o volante para a direita.
- Engatar a 1ª marcha, seta para a direita e seguir até alinhar a frente, cuidando para não bater.
- Se o espaço não for suficiente, parar, virar o volante a esquerda, engatar a ré, andar até alinhar o carro.
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CASO 02: - A traseira do carro ficou para fora.
Esta é uma situação um pouco mais difícil, pois o carro pode bater atrás no protótipo, então requer um pouco mais de cuidado e atenção ao espelho retrovisor do lado direito. Então vou explicar a vocês o que fazer:
- Alinhar a direção do carro, engatar a 1ª marcha e ir para frente devagar e virando levemente para a esquerda, para tentar alinhar a traseira.
Se necessário:
- Parar o carro, virar todo o volante para a direita, engatar marcha ré e andar até a lateral do protótipo desaparecer completamente no retrovisor direito e parar, virar todo o volante para a esquerda e ir para traz alinhando a frente do carro, tomando cuidado para não bater atrás.
E lembre-se que você deve manter um controle da embreagem e freio com acelerador, então mantenha sempre o pé no pedal da embreagem, não abandone ela pois você não vai controlar o carro se soltar ela toda, e ande devagar com o carro para não perder as marcas de referência que são a distância do protótipo, o alinhamento da coluna e o esconder o protótipo no espelho interno.
Pessoal, este post explica a baliza para o exame prático, e realizado em vaga com protótipos, e este modelo não necessariamente vai dar certo a ora que você for estacionar na rua, pois, exitem muitas variáveis a serem consideradas para isto, como por exemplo: o tamanho da vaga, o tamanho do seu carro, os veículos aos quais você vai estacionar, tipo estacionar um carro popular entre dois utilitários, entre outras situações, tudo isto vai influenciar na manobra da baliza, e o que fazer para isto então? Treinar! É a única forma de pegar o jeito.
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