Marchas e pedais de comando.
Para começar a falar sobre este assunto, vamos conhecer as versões de comandos dos carros que temos, são os carros AUTOMÁTICOS e os MECÂNICOS.
Este é o modelo básico de um câmbio manual, onde o condutor é responsável por realizar as mudanças de marcha que o carro precisar. Neste modelo nós temos 5 marchas que levaram o carro para a frente, e a marcha a ré, agora observe o desenho esquemático que tem na alavanca, ele indica a forma com que devemos movimentar a alavanca para fazermos a marcha que desejarmos, e no centro onde tem este formato ------- é o ponto morto.
Para que servem as marchas do carro? Elas tem a finalidade de fazer o carro desenvolver uma velocidade maior ou menor, de acordo com o que o motorista precisar, ai temos a seguinte situação, a 1ª marcha é uma marcha que tem mais força, e a 5ª é uma marcha que tem maior velocidade.
Para deixar um pouco mais claro, vamos pensar da seguinte forma:
1ª Marcha - Tem 80% de força para poder colocar o carro em movimento e 20% de velocidade para mudar de marcha.
2ª Marcha - Tem 60% de força para manter o movimento e 40% de velocidade para mudar de marcha.
3ª Marcha - Tem 40% de força e 60% de velocidade para mudar de marcha.
4ª Marcha - Tem 20% de força e 80% de velocidade para mudar de marcha.
5ª Marcha - Tem 100% de velocidade e só serve para correr.
RÉ - Serve apenas para realizar manobras.
Conforme o observado acima, podemos notar que as marchas são responsáveis por fazer o carro correr ou ter força para enfrentar uma situação, como por exemplo, em uma subida, o carro precisará de mais força ou velocidade para passar por aquele trajeto? resposta: FORÇA - esta pode ser proporcional ao tipo de subida e o que o motorista observar que a marcha aguenta. Em uma descida, é feito o oposto e pronto. Então, quando você for dirigir um carro, lembre-se desta dica, de acordo com o que vai fazer, tem uma marcha a ser usada.
Este é o modelo básico de um câmbio manual, onde o condutor é responsável por realizar as mudanças de marcha que o carro precisar. Neste modelo nós temos 5 marchas que levaram o carro para a frente, e a marcha a ré, agora observe o desenho esquemático que tem na alavanca, ele indica a forma com que devemos movimentar a alavanca para fazermos a marcha que desejarmos, e no centro onde tem este formato ------- é o ponto morto.
Para que servem as marchas do carro? Elas tem a finalidade de fazer o carro desenvolver uma velocidade maior ou menor, de acordo com o que o motorista precisar, ai temos a seguinte situação, a 1ª marcha é uma marcha que tem mais força, e a 5ª é uma marcha que tem maior velocidade.
Para deixar um pouco mais claro, vamos pensar da seguinte forma:
1ª Marcha - Tem 80% de força para poder colocar o carro em movimento e 20% de velocidade para mudar de marcha.
2ª Marcha - Tem 60% de força para manter o movimento e 40% de velocidade para mudar de marcha.
3ª Marcha - Tem 40% de força e 60% de velocidade para mudar de marcha.
4ª Marcha - Tem 20% de força e 80% de velocidade para mudar de marcha.
5ª Marcha - Tem 100% de velocidade e só serve para correr.
RÉ - Serve apenas para realizar manobras.
Conforme o observado acima, podemos notar que as marchas são responsáveis por fazer o carro correr ou ter força para enfrentar uma situação, como por exemplo, em uma subida, o carro precisará de mais força ou velocidade para passar por aquele trajeto? resposta: FORÇA - esta pode ser proporcional ao tipo de subida e o que o motorista observar que a marcha aguenta. Em uma descida, é feito o oposto e pronto. Então, quando você for dirigir um carro, lembre-se desta dica, de acordo com o que vai fazer, tem uma marcha a ser usada.
No modelo MECÂNICO, que as trocas de marcha são realizadas pelo condutor, teremos os seguintes pedais na sua devida ordem:
1 = EMBREAGEM: deve ser acionada com o PÉ ESQUERDO sempre que o condutor for arrancar com o carro, trocar de marcha ou parar o carro.
2 = FREIO: deverá ser acionado com o PÉ DIREITO de forma moderada ou de acordo com a necessidade, este pedal controlará a velocidade das rodas do carro.
3 = ACELERADOR: é utilizado com o PÉ DIREITO e servirá para aumentar a rotação do motor e fazer o carro andar mais rápido, mas a velocidade de deslocamento dependerá da marcha que você estiver usando.
Comandos de carro manual |
Para arrancar com o carro, é necessário seguir o seguinte passo:
1 - Pisar na EMBREAGEM e engatar a 1ª Marcha.
2 - Pisar no FREIO e liberar o freio de mão, e depois liberar o freio do pé novamente.
3 - Liberar a EMBREAGEM de forma gradativa e ir acelerado de forma suave até o carro entrar em movimento, e tirar todo o pé da embreagem e só acelerar, e seguir o procedimento à seguir.
* Assim sendo, toda vez que a pessoa vai realizar uma TROCA DE MARCHA, deverá proceder da seguinte forma:
1 - Pare de ACELERAR;
2 - Pise até o fundo no pedal da EMBREAGEM;
3 - Realize a MUDANÇA da Marcha;
4 - Retire o pé da EMBREAGEM com cuidado, e volte a ACELERAR.
*** Repita este processo sepre que for mudar de marcha.
Este é um dos vários modelos de câmbio automático que temos.
No modelo AUTOMÁTICO, as trocas de marchas ocorrem no mesmo processo explicado anteriormente, porém é o carro que fará tudo de forma autônoma e sem interferência do motorista, com exceção da marcha RÉ.
No carro AUTOMÁTICO, existe apenas 2 pedais que são:
1= FREIO: que deverá ser utilizado com o PÉ DIREITO, para diminuir a velocidade das rodas.
2= ACELERADOR: que deverá ser utilizado com o PÉ DIREITO, e servirá para aumentar o giro do motor, fazendo assim com que o carro troque de marcha automaticamente.
Comandos de carro automático |
Os carros automáticos são mais confortáveis e fáceis de conduzir, pois a responsabilidade da troca de marcha é toda do carro, tornando assim um ótimo veículo para que vai permanecer dirigindo por muito tempo no trânsito.
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