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segunda-feira, 24 de março de 2014

Dicas sobre o exame prático do DETRAN/SP

Sobre baliza 

Dimensão - bastão dianteiro 6,5 passos
                  bastão traseiro 2,5 passos
                  vaga 6 passos largos (5,80)


Ainda em cumprimento às normas da Resolução 168, que alterou vários pontos do processo de habilitação, o Detran-RJ realizou, na última segunda-feira (18/7), a primeira prova prática de direção com alteração no tamanho da área da baliza (vaga para estacionamento). A mudança, que entrou em vigor na última sexta-feira (15/7) e foi posta em prática ontem, na primeira prova de direção posterior à medida, reduz o tamanho da vaga em 25 cm (de 6 para 5,75 metros).   “O principal objetivo dessa medida foi melhorar a qualidade do motorista e adequar, ainda mais, a prova à realidade que o condutor vai encontrar nas ruas, onde as vagas são cada vez menores e as reações adversas cada vez mais freqüentes”, explicou Írio Barbosa, diretor do setor de Aprendizagem do Detran-RJ. Desde 20/6, os candidatos já cumprem outra norma da Resolução 168: tem tempo máximo de cinco minutos para realizar as manobras para a baliza. Antes não havia limite de tempo pré-determinado. A Resolução 168 é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As primeiras mudanças, que valem para todo o país, começaram em 20 de junho deste ano, com a implementação da prova de atualização para os motoristas que tiraram a primeira habilitação antes de janeiro de 1998. Para se igualar àqueles condutores que fizeram a prova teórica depois desta data, quando o Código de Trânsito Brasileiro já estava em vigor, esses motoristas terão que fazer uma prova de conhecimentos sobre primeiros socorros e direção defensiva.

RESOLUÇÃO Nº 168, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2004 (*) 

Estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de 
veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de 
documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de 
reciclagem e dá outras providências. 


Art. 16. O Exame de Direção Veicular, para veículo de quatro ou mais rodas, é composto de duas etapas: 


I – estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;

 
II – conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural. 


§1º A delimitação da vaga balizada para o Exame Prático de Direção Veicular, em veículo de quatro ou mais rodas, deverá atender as seguintes especificações, por tipo de veículo utilizado: 


a) Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %; 


b) Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %. 
§2º O tempo máximo permitido para colocação de veículos em espaço delimitado por balizas, para as três tentativas, será: 


a) para categoria “B”: de (dois a cinco minutos); 


b) para categoria “C” e “D”: de (três a seis minutos); 


c) para categoria “E”: de (seis a nove minutos).




Falhas que reprovam no exame prático:

I - FALTAS ELIMINATÓRIAS (REPROVAÇÃO):
A) Desobedecer a sinalização semafórica e de paradas obrigatórias;
B) Avançar sobre o meio fio;
C) Não colocar o veiculo na área balizada, em no máximo três tentativas no tempo estabelecido;
D) Avançar do sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veiculo na vaga;
E) Usar a contramão de direção;
F) Não complementar a realização de todas as etapas do exame;
G) Avançar a via preferencial;
H) provocar acidente durante a realização do exame;
I) Exceder a velocidade indicada na via;
J) Cometer qualquer outra infração de natureza gravíssima.

II - FALTAS GRAVES (03 (TRÊS) PONTOS NEGATIVOS):
A) Desobedecer a sinalização da via, ou do agente da autoridade de trânsito;
B) Não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;
C) Não observar a preferência do pedestre quando ele estiver atravessando a via transversal na qual o veículo vai entrar, e quando o pedestre não tenha concluído a travessia, inclusive na mudança de sinal;
D) Manter aporta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele;
E) Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;
F) Não usar devidamente o cinto de segurança;
G) Perder o controle da direção do veículo em movimento;
H) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

III - FALTAS MÉDIAS (02 (DOIS) PONTOS NEGATIVOS):
A) Executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre;
B) Trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local da circulação, do veiculo e do clima;
C) Interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o inicio da prova;
D) Fazer conversão incorretamente;
E) Usar buzina sem necessidade ou em local proibido;
F) Desengrenar o veículo nos declives;
G) Colocar o Veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias;
H) Usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;
I) Entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veiculo em ponto neutro;
J) Engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso;
K) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

IV - FALTAS LEVES (01 (UM) PONTO NEGATIVO):
A) Provocar movimentos irregulares no veiculo, sem motivo justificado; 
B) Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor;
C) Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;
D) Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
E) Utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo;
F) Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada;
G) Tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro;
H) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

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