Vença o medo de dirigir!

Vença o medo de dirigir!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dicas _ Rampa de pé fácil parte 2

Esse é um dos motivos que levam milhares de pessoas a pagaram para refazer a prova de direção. Tentarei ser o mais claro possível, entretanto, caso mesmo assim surja alguma dúvida entre em contato através de comentário. Então vamos lá.
Passem a observar no trânsito que, em determinadas ladeiras onde há um sinaleiro existem algunscarros que ficam acelerados, parados, mais mesmo assim acelerados. Então o motorista ao invés de muitos que puxam o freio de mão está fazendo rampa, ou seja, controlando o carro no acelerador e embreagem.
Antes de explicar como isso é feito, vale ressaltar que, de forma alguma você deve fazer rampa em qualquer lugar que parar o veículo, porque isso irá acabar com a embreagem do seu carro. Portanto, só faça rampa quando estiver em locais bem declinados e com veículos atrás do seu, porque do contrário na arrancada ao retirar o pé do freio o mesmo poderá descer um pouco e consequentemente bater neste outro veículo.
Retornando a falar do controle do carro na rampa, o objetivo principal de aprender a fazer a rampa é evitar um acidente como demonstrado acima, por esse motivo esse teste é requerido na prova de direção.
O controle do carro requer coordenação motora, isso porque você deverá manter tanto o acelerador quanto a embreagem em uma determinada posição, caso solte demais a embreagem o carro irá para frente e do contrário se soltar muito o acelerador e manter a embreagem pressionada o carro irá descer.
Lembrando que, quando o motorista solta ao mesmo tempo tanto a embreagem quanto o acelerador o carro apaga, mas isso não seria necessário falar, não é mesmo, porque é isso que acontece na maior parte das reprovação desse teste.
Além disso, outro ponto crucial para esse teste é a tranqüilidade, porque do contrário o motorista não terá condição alguma de manter os pedais nas posições corretas. Um exemplo engraçado são os motoristas que ficam tão nervosos que tremem as pernas, desse jeito não conseguirá de forma alguma fazer o teste.
E como é feito esse controle do carro?
1. Pise na embreagem e vá tirando o pé até sentir o carro se movimentar;
2. O pé do acelerador irá sendo pressionado levemente só para encher o motor, dar giro no motor, e isso vocês percebem pelo barulho que ele faz. (não é necessário afundar o pé no acelerador);
3. Você irá acelerando levemente até escutar o motor funcionando, depois disso irá soltando a embreagem até o carro começar a andar, neste momento pressione um pouquinho a embreagem para que o carro fique parado.
Obs: Essa manobra pode ser praticada em terrenos planos, ou seja, sem subidas, quando o carro for saindo bem devagar, pisa de leve na embreagem e alivia a pressão do pedal do acelerador até perceber que o carro parou.
EXERCÍCIO PRÁTICO
1. Coloquem duas almofadas ou travesseiros no chão da sala;
2. Pisa na almofada esquerda (embreagem) ao mesmo tempo em que vai pisando na almofada direita (acelerador);
3. Experimente ir soltando o pé esquerdo e apertando o direito simultaneamente;
  • Então é isso, espero ter ajuda e bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário